terça-feira, 14 de junho de 2011

Lamentável comentário de uma pessoa mal informada

No dia 12 de junho de 2011, professores e médicos unidos pela Saúde da Educação, faziam planfletagens, informando a população lagunense sobre os motivos da GREVE e principalmente pelo descaso dos nossos governantes em relação a Educação.
Peguei alguns panfletos e sai de loja em loja entregando esse material, entrava na loja e pedia para o atendente ou mesmo dono do estabelecimento se poderia deixar sobre o balcão tal comunicado. Prontamente todos aceitavam e apoiavam a manifestação. Até que em determinado estabelecimento, após a entrega, por sinal bem recebida, quando eu já estava me retirando (de costas) ouvi uma pessoa (cliente)  expressando as seguintes frases: "Vão trabalhar", "as crianças  ficam sem aulas", "malandros". Eu parei, olhei para trás para ver quem estava se manifestando dessa forma e covardemente falando pelas minhas costas. A pessoa parou de falar e eu respirei fundo para não ter que voltar e dizer o que estava pensando sobre a forma como ela se manifestou. Me retirei para evitar um discurso em vão, pois a pessoa parecia falar de forma grosseira, e com uma visão distorcida do que é Educação. Continuei a panfletagem indo nas lojas seguintes até terminar os panfletos que estavam em minhas mãos. Mas, fiquei pensando quais seriam os motivos para essa pessoa agir assim. Será falta de informação? Comentei com alguns professores o ocorrido e um me falou o seguinte: Algumas pessoas pensam que a escola é um depósito de crianças e que os professores são suas babás, pois ficam sem saber onde deixar seus filhos quando não tem aula. Pai, mãe ou responsável pela educação de seu filho cuida, se importa com o que seus filhos estão aprendendo. Pessoas esclarecidas cobram da escola o conhecimento. Pessoas mal informadas cobram simplesmente por um espaço para deixar seu filho. A ignorância faz com que pessoas mal informadas vivam no seu mundo fechado e o que importa é apenas o que convém. O mundo caindo lá fora e ficam sempre com a ideia do que não é comigo.

Lamento por você, pessoa mal informada, não saber o que está falando.
Lamento por você, pessoa mal informada, ter tanta "raiva" da escola.
Lamento que por causa da política (politicagem) pessoas como você, pessoa mal informada, possam estar nos cabides de emprego e na Educação.
Lamento não ter explodido com você pessoa mal informada.
Lamento pelo grito preso na garganta.
Lamento, o desprazer de ter que conhecer pessoas como você, pessoa mal informada.

Só lamento!
 Continuarei exercendo o papel de cidadão (conhecedor dos seus deveres e direitos).


Desabafo.
Profª Ana Lúcia Guedes
20 anos de Magistério

2 comentários:

  1. É isso ai Ana Lúcia, pessoa mal informada. Que triste! Muito bem colocada tuas palavras. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu desabafo ! Fico imaginando a situação... O pior que passei por algo parecido, mas muuuuito pior, pois foi feito este tipo de comentário, por parte de uma professora da escola onde trabalho, só não lhe dei umas boas respostas, porque tinham crianças pequenas na sala, mas antes de sair disse-lhe que jamais reclamasse de nada da Educação (salário, n° de alunos, etc...) pois lhe responderia na frente de todo mundo. Argh !!! Foi revoltante, por isso sei o que vc passou com essa "infeliz"... Meu total apoio pra ti Amiga... Abço ! (Marcelo Magalhães)

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.