domingo, 19 de junho de 2011

Considerações sobre o Esclarecimento (mentiras) do Governo do Estado que está sendo divulgado nas mídias

ESCLARECIMENTO GOVERNO DO ESTADO
Em abril, os professores da rede estadual entraram em greve para que o novo piso nacional fosse cumprido em Santa Catarina. O Governo do Estado concordou com essa reivindicação. E foi além, estabelecendo um piso inicial ainda maior para a categoria. Com essa medida, o governo atendeu aos professores e cumpriu integralmente a nova lei. Mesmo assim, a greve prosseguiu. Por semanas, o Governo negociou com transparência, diálogo e, acima de tudo, respeito aos professores. Porém, a cada pedido atendido, novas exigências eram feitas. Infelizmente, o que o sindicato dos professores quer, agora, ultrapassa todos os limites financeiros do Estado. Ir além é uma irresponsabilidade que o governo não pode e não irá cometer. Por isso, em nome do direito das crianças catarinenses, pedimos aos professores que compreendam os esforços já feitos e retornem às aulas, pois somente através desse gesto um novo diálogo será possível. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Acima texto lido na integra na rádio do link citado e também assisti hoje (dia 18 de junho de 2011) antes da novela Insensato Coração, na Globo.

Agora alguns esclarecimentos em relação ao texto (editado pela Secretaria de Estado da Educação do Governo de Santa Catarina), analisando-o e dividindo-o em cinco partes:

1. Em abril, os professores da rede estadual entraram em greve para que o novo piso nacional fosse cumprido em Santa Catarina.
Claro, pois o Governo não se manisfestou em relação ao pagamento do Piso. Se tivesse feito isso antes não haveria necessidade da GREVE. Em abril? Talvez seja erro de digitação. A greve teve início oficial no dia 19 de maio.

2. O Governo do Estado concordou com essa reivindicação. E foi além, estabelecendo um piso inicial ainda maior para a categoria. Com essa medida, o governo atendeu aos professores e cumpriu integralmente a nova lei. Mesmo assim, a greve prosseguiu.
Na verdade, verdadeira. O Governo retirou gratificações (conquistas da categoria a duras penas) e afirma que paga o piso. Claro, retirou dos professores que possuem graduações e anos e mais anos de serviços na Educação e deu para os professores que não possuem graduação e estão iniciando a carreira. Falando em Carreira, o Governo literalmente com essa proposta, acaba com o Plano de Carreira do Magistério (por isso que em muitas Regionais, senão em todas, fizeram Atos públicos incluindo o funeral do Plano de Carreira). E o Governo nao cumpriu a LEI. Se a ssim o fizesse a GREVE teria terminado. Os professores não são crianças para reinvidicarem algo que não esteja dentro da LEI.

3. Por semanas, o Governo negociou com transparência, diálogo e, acima de tudo, respeito aos professores. Porém, a cada pedido atendido, novas exigências eram feitas. Infelizmente, o que o sindicato dos professores quer, agora, ultrapassa todos os limites financeiros do Estado.
Primeiro vou relembrar o respeito que o Governo do Estado teve com os professores no início da GREVE, quando estava com viagem marcada para Europa. O Governo ignorou o apelo da categoria e foi para Europa, visitando alguns países para estudar sobre a reciclagem do lixo (nesse momento LIXO teve mais importância que Educação). Se na sua casa está ocorrendo algum problema o que você faz? Vai viajar? Ou fica para resolver o que é prioridade? Vale também ressaltar que com investimento real na EDUCAÇÃO o problema do LIXO já estaria resolvido em Santa Catarina, sem necessidade de viajar para aprender como se faz.
Transparência? As negociações eram feitas de portas fechadas. Porque não fazem através de WEBconferência? As negociações deveriam ser abertas.
Que pedidos?
Pedir por Concurso Público? Isso não é pedido, é dever de uma boa administração, visto que o número de professores ACTs ultrapassa o de efetivos.
Eleição para Direção de Escola? Vivemos numa Democracia, nada mais justo que a comunidade escolar escolha seu gestor. Chega de "padrinhos politiqueiros", ou de ter que ouvir a fala: O diretor da escola "A" vai ser "fulano", porque "fulano" fez campanha para "fulano". Um absurdo, não é? E isso porque vivemos num país democrático. Bah! Já pensou se fosse ditador?
Que exigências? O sindicato acabou exigindo que o Governo não retire a regência de Classe (gratificação já conquistada), os 50% das aulas excedentes (professor se quiser ganhar uns miséros reais a mais tem que sacrificar seus horários para mais e mais aulas) e sem contar a anistia de faltas de greves passadas e da atual. Em termos financeiros o Governo não teve gasto nenhum.

4. Ir além é uma irresponsabilidade que o governo não pode e não irá cometer.
Aqui o Governo alega que tem apenas 22 milhões, porém se você parar para pensar, o Governo retirou de um professor (gratificações, 50% Ip e também fez uso do prêmio Educar (ativos) e Jubilar (aposentados), além do prêmio assiduidade), para dar a outro. Os professores já recebiam esses valores, então o que o Governo fez foi tirar de um para dar a outro. A diferença no caso entre os professores é que um tem graduações e tempo de serviço e o outro não. Essa piada ficou sem graça. Por que o Governo não retirou dos vencimentos deles, dos Deputados e comitiva da Assembleia e etc para fazer essa doação? É fácil, a dor no bolso dos outros é menor. Ainda estou aqui requendo saber: Onde o Governo vai investir os 22 milhões? Essa história de Robin Hood às avessas me deixa mais indignada. O Governo tira de um professor para dar para outro professor (esse também perde gratificações e etc) e ainda sai no lucro. Cabeça está muito confunsa, deve ser porque não sou muito boa em contas.

5. Por isso, em nome do direito das crianças catarinenses, pedimos aos professores que compreendam os esforços já feitos e retornem às aulas, pois somente através desse gesto um novo diálogo será possível. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Direito das crianças catarinenses? Com que direito o Governo de Santa Catarina compra uniformes (de péssima qualidade) que não são do gosto das crianças catarinenses? Não houve nenhuma pesquisa a esse respeito, simplesmente acabaram com a identidade da Escola (que já possuia um unifome escolar próprio, normalmente comprado de uma confecção local), além de provocarem falência de algumas malharias (bem, isso é outro assunto). Com que direito o Governo do Estado oferece para o aluno (que recebe todo contente pensando que é material que vai durar, afinal de contas quem não gosta de ganhar um "mimo") um kit escolar de péssima qualidade? Um lápis que não dura um dia, os cadernos tem capas e folhas inferiores, a caneta falha e a régua quebra fácil, fácil e além disso vem em quantidades de uso para mais ou menos 3 meses. Não existe reposição desse material, acabou, acabou. E ainda tem mais, o Governo agora aproveita para dizer para as crianças catarinenses que não irão receber uniformes por causa do piso salarial dos professores. Vale ressaltar que, segundo informações, a verba dos uniformes não é a mesma que paga os professores.
Com que direito o Governo demora para fazer contratações dos ACTs no início do ano (todos os anos) e os alunos ficam sem aulas (muitas aulas sem reposição por falha do Governo). São tantos absurdos. Para lembrar, existe casos de professores que ficam doentes (segundo o Governo o professor que ficar doente deve avisar com antecedência para que possa fazer contratação de um ACT em tempo hábil, ou seja nos primeiros dias do mês, caso contrário o aluno pode ficar sem professor por aulas e aulas. Agora, pergunto: Tem como prever que o professor ficará doente? Ou o Governo acha que os professores ficam doentes apenas no início do mês? Existe dia para ficar doente?
A Educação em Santa Catarina está sucateada! Desrespeito as crianças catarinenses seria se os professores ficassem fechados em suas salas de aulas e não agissem. Chega de descaso! Chega de sucateamento! Chega de politicagem na Educação! Chega de desvio de verbas!  Chega de mentiras! Depois dessa manisfestação, desse movimento em favor da Educação a Educação em Santa Catarina não será a mesma. Vai ter que mudar.

Essa GREVE, como muitos já falaram, é histórica.
Laguna, uma cidade histórica,  é exemplo de cidade pacata, população pacífica, muito recpetiva, famílias de boa conduta, gente modesta e muito bem educada. Talvez Anita Garibaldi tenha se remexido no túmulo (perdão, que descanse em paz nossa heroína) e feito a terra tremer. A cidade acordou para a GREVE e os professores sentiram uma força aguerrida de suas veias e gritaram para que todos escutassem: É GREVE! É GREVE! É GREVE! ATÉ QUE O COLOMBO PAGUE TUDO O QUE NOS DEVE!
Alguma sugestão?

Considerações feitas pela Professora Ana Lúcia Guedes

2 comentários:

  1. O governo conhece bem os sintomas da greve dos profissionais da educação. Primeiramente, viaja para ganhar tempo, pois sabe que na sua ausência ninguém decide. Depois, retorna e mascara uma negociação, para dar uma satisfação a sociedade. Em seguida, tenta ludibriar a categoria com propostas absurdas. Sabe que não terá êxito, mas mostra a população o seu esforço e logo declara esgotada a possibilidade de negociação. Tenta ganhar a categoria no cansaço. Não satisfeito, vem as repressões e utilização da mídia com propaganda enganosa, tentando desmobilizar os profissionais para somente devolver o que já é conquista. Fiquem atentos! Mantenham-se firmes, para mudar este quadro. Sempre nos moldamos diante das dificuldades e agora não será diferente. O propósito de mudança e de justiça deve prevalecer. Acredite no melhor para si e para todos. Unidos em defesa da educação.

    Profa. Lene

    ResponderExcluir
  2. Sou professora com muito orgulho,com muito amor, assim como também sou brasileira. Já participei de várias greves e confesso, nunca fiquei tão triste como estou nesta greve. Triste pelo governo que promete tanto nas campanhas e na prática é uma porcaria. Triste também com alguns colegas que se fazem de surdos, cegos, e , não estão nem aí para o que está acontecendo e o pior; alguns ainda ficam do lado do governo e falando de nós que estamos lutando por algo justo. A greve é legal e nossa fala é verdadeira. Mas, como eu disse que sou professora e brasileira com muito orgulho e muito amor, não vou desistir. Vou até o fim. O governo está com medo e unindo nossas forças, ele vai ceder. Ele não está nem dormindo. Tenho certeza. Nós somos fortes e vamos conseguir. Professora Silvana. Abraço!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.