terça-feira, 21 de junho de 2011

Encaminhamentos da audiência pública

Durante a manhã de hoje os representantes  da regional Laguna compareceram a assembleia legislativa para acompanharem a audiência pública que tratou de assuntos referentes a educação em SC, mas que por conta da importância do movimento de greve dos professores pautou suas discussões e falas na questão da aplicação dos recursos do FUNDEB.
Depois de todas as falas dos representantes que compunham a mesa, abriu-se espaço para a plenária.
O que se observou aqui, foi que todos reconhecem a legitimidade do movimento, a importância de resgatar e valorizar os profissionais e a educação catarinense. Porém, enquanto o governo alega não ter recursos, foi informado que embora aproximadamente 60% dos servidores públicos sejam do quadro do magistério, a esta categoria é destinado um valor próximo a 30% do orçamento do estado.
Isto sem falar nos valores de aproximadamente 1 milhão de reais foram gastos pelo governo neste final de semana nas propagandas veiculadas nas TVs e rádios.
Mas, não falta dinheiro?
Ao término da da audiência foram tirados alguns encaminhamentos a serem tomados pela assembleia Legislativa, entre estes citamos:
  • Aumento dos percentuais dos recursos a serem aplicados na educação em SC de 25% para 30%;
  • Desvinculação dos recursos do FUNDEB da receita líquida do estado (ou seja, verba da educação para a educação);
  • Uma medida judicial (estudo da possibilidade de mandato de segurança), contra os descontos efetuados pelo governo na folha dos professores;
  • Não discussão, nem aprovação da medida provisória sem abertura de negociação com o SINTE;
  • Moção de apoio da Assembléia ao movimento dos professores.
Encerrados os trabalhos, os presentes em coro pediam " Impeachment".

Os trabalhos da assembleia durante a  tarde contarão com a presença dos professores que só retornarão as suas regionais no final da tarde.

Neste momento o comando de greve estadual  encontra-se reunido deliberando sobre os próximos encaminhamentos a serem levados à categoria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.