quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUEREM EXTINGUIR O ENSINO MÉDIO


A comunidade escolar do EEB Visconde do Rio Branco, no bairro de Araçatuba no município de Imbituba, decidiu em assembléia nesta segunda feira 31/10/11, que não permitirá o fechamento do ensino médio na unidade escolar.
Em breve relato a Professora Gislaine, comentou sobre uma reunião com o secretario de desenvolvimento regional Cristiano Lopes, sobre o assunto em pauta. E disse que o mesmo falou aos professores da escola “Que estariam fazendo um levantamento para extinguir o Ensino Médio no Visconde e que os alunos seriam deslocados para o EEB Annes Gualberto, no município sede Imbituba”.
Este deslocamento implica em média mais de quinze quilômetros via BR 101, e segundo relato dos professores o tempo gasto entre a ida e vinda para a escola pode chegar a 2,5 hs, devido as voltas que o transporte faz afim de percorrer e atender a demanda dos estudantes. Com a justificativa de que os alunos estariam usufruindo do novo projeto de ensino ou seja, o ensino médio integral.
Esta aberração fica por conta do Estado em não respeitar as comunidades que a EEB. Visconde do Rio Branco em Araçatuba contempla, tais como: Penha, Peinha, Ibiraquéra, Arroio, Alto Arroio, Sambaqui, entre outros.
A cada Governo que se instala em Santa Catarina, surge um iluminado que pensa que pode salvar o mundo, criando novas formas de como proporcionar a formação de mão-de-obra barata.
O que precisamos na educação, é oportunizar aos jovens o direito de escolherem seus caminhos, o que quiserem ser, qual profissão seguir, em uma escola gratuita e de qualidade, e não o que estes pseudos pensadores impõem para a sociedade.
Em se falando do ensino médio integral, este tem que ser optativo e não obrigatório, haja vista que os alunos das escolas públicas, na grande maioria são jovens que estão iniciando suas atividades laborais, e nesta comunidade não é diferente.
Por ser uma região litorânea e turística, a captação de trabalhadores, para os mais diversos serviços, começa desde cedo e os alunos que já são trabalhadores, em muitos casos chegam a escola no limite do horário de inicio das aulas.
E tendo estes que sair mais cedo de casa, e em horário integral, certamente a evasão escolar terá números significativos na região, pois em pesquisa feita internamente, muitos manifestaram que não teriam condições de freqüentar a escola em dois turnos, por diversos motivos.
Sabe-se também que um dos motivos que levou a intenção de extinção do ensino médio, e a municipalização da educação básica, pois na proposta do estado as escolas a serem municipalizadas seriam somente as que tivessem só o ensino básico, portanto é fundamental a extinção do ensino médio, para poder municipalizar a educação na unidade escolar.
Várias falas seguiram-se tanto dos representantes do SINTE, quanto dos pais e alunos, e tirou-se o encaminhamento de ir em comissão de pais alunos professores e APP na SDR de Laguna, na próxima quinta feira 03/11, exigir do secretario regional a manutenção do ensino médio no EEB Visconde do Rio Branco.
Após ser deliberado pela ida até a GERED em Laguna, ficou estabelecido que o Presidente da APP da referida Escola entraria em contato com Secretário da 19ª SDR de Laguna, que assim o fez e até o momento está confirmada a reunião na SDR para o dia 04/11 as 18:30 nas sede da 19ª SDR de Laguna.
Alem de Pais, Alunos e Professores, participaram da assembléia, o Coord. Regional do SINTE Rudmar Machado Corrêa e representaram o SINTE-SC, A Vice Coord. Estadual Janete Jane da Silva, a Secretaria de Organização Tânia Fogaça e o Secretário Adj. De Org. do Sul Marcelo Speck da Rosa.
MARCELO SPECK DA ROSA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.