quarta-feira, 30 de novembro de 2011

REUNIÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR DE RIBEIRÃO PEQUENO DISTRITO DE LAGUNA

Aconteceram dia 28 e 29/11, reuniões na Comunidade Escolar de Ribeirão Pequeno, no Município de Laguna, na presença de Pais, alunos, Professores e SINTE-SC, com a finalidade de discutir o fechamento e o deslocamento das crianças do ensino médio para a escola do CEAL no centro de Laguna. ( escola esta oferecerá em 2012, o Ensino Médio Integral ).
 Na reunião do dia 28/11 foram apresentadas a comunidade e participantes em geral a necessidade da permanência doas alunos do E.E.B. Gregório Manoel de Bem na unidade escolar, por diversos fatores:
- Qualidade do ensino oferecido na unidade escolar que é referencia regional do IDEB – índice de desenvolvimento da educação básica;
- Distância a ser percorrida pelos alunos em uma estrada e precárias condições de uso e com parte deste trajeto via estrada da morte ( BR 101 );
- A falta de discussão sobre este projeto educacional, onde propostas educacionais não condizem com a realidade da região;
- E principalmente a retirada do direito de escolher se o aluno cursará o ensino médio integral ou o ensino médio regular em sua comunidade.
Nesta reunião ficou agendado via vereador Aderbal, que o Gerente Regional de Educação, Sr. Sandro Cunha participaria no dia seguinte as 16hs, de uma nova reunião na comunidade, para ser informado quer não aceitaria o fechamento e o deslocamento de seus filhos para outra escola, que não a de Ribeirão Pequeno. 
Na reunião (29/11) também realizada na comunidade sobre o Ensino Médio Integral. Novamente com a presença de pais, alunos, professores,vereadores e o SINTE Regional, iniciou-se com a fala do professor Laércio, que deixou claro a insatisfação da comunidade com a perda do Ensino Médio na EEB Gregório Manoel de Bem, e logo em seguida passou para o Gerente de Educação Sandro Cunha. O mesmo tentou apresentar através de slides como funcionaria o projeto do Ensino Médio Integral.
Não adiantou, a comunidade SE LEVANTA CONTRA a Gerência, alegando que o ganho é somente do governo e nada para as comunidades. A Comunidade de Ribeirão Pequeno quer garantir o direito de seus filhos (alunos) permanecerem perto de seus familiares, não querem "os mesmos" participando de um projeto que ainda não se tem conhecimento de seus resultados.

O Gerente de Educação diz que tem alguém acima, e que nem tudo depende dele, assume o compromisso de levar as reivindicações da comunidade até a Secretária Estadual.
A comunidade deixou bem claro que vai levar sua posição as últimas estâncias, querem ser ouvidos e principalmente ATENDIDOS, se necessário for, farão protestos com paralisação da BR 101 com faixas, cartazes e palavras de ordem pelo desrespeito deste governo contra a comunidade do Distrito de Ribeirão Pequeno.

O SINTE apenas ratificou sua fala, que já vem fazendo em outras reuniões e audiências públicas, “que cada comunidade tem o direito de escolher o que achar melhor para o bem estar de seus familiares, e que este projeto tem que ser discutido com amplitude dentro das comunidades. Pois em varias outras oportunidades, projetos de iluminados que nunca estiveram dentro de uma sala de aula são aplicados e sem resultados, tornando-se ineficazes para a educação”.


Tania Fogaça - Secretaria Estadual de Organização/SINTE-SC
Marcelo Speck da Rosa - Secretario Adj. de Org. do Sul/SINTE-SC
Rudmar M. Corrêa - Coordenação Regional SINTE Laguna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.