terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dirigente do Sinte explica porque deixou Grupo de Estudos

Da Professora Janete Jane da Silva, dos Independentes, em nota intitulada "PORQUE ROMPEMOS COM O GRUPO DE ESTUDOS", referindo-se a Comissão da Educação, com participação do Sinte, para equacionar o novo Plano de Carreira do Magistério:
"O Governo Colombo passou boa parte da greve do Magistério afirmando que não havia recursos para pagar, imediatamente, o Piso Salarial Nacional e por isso mudou a tabela salarial da categoria para em seguida através de diálogo no Grupo de Estudos entre Governo e SINTE/SC fazer a RECOMPOSIÇÃO DA TABELA SALARIAL, AUMENTAR O VALOR DO VALE ALIMENTAÇÃO E REFORMULAR A LEI DOS ACT’s.
O Decreto de anistia das faltas das mobilizações e greves de 2007 até 2011 e a alteração do Decreto de Progressão Funcional não seriam discutidos no Grupo por ser consenso e fazer parte das clausulas sociais logo, seriam encaminhados imediatamente após o final da greve.
Passados 120 dias do término da greve, o Governo NÃO cumpriu o acordo! Não disse como e quando vai devolver nossa tabela salarial, NÃO alterou o decreto de progressão funcional, NÃO anistiou as faltas de 2007 a 2011 (o decreto feito somente “desconsidera” as faltas de 2008 a 2011 para progressão funcional), e pior, propõe um ataque estrutural ao Plano de Carreira onde os trabalhadores terão que fazer um esforço gigantesco e individual (como não ficar doente), para ter a progressão funcional na “carreira”, juntamente com a aplicação da meritocracia que não leva em consideração as condições de trabalho e coloca toda a responsabilidade nos ombros da categoria. Os trabalhadores ACT’s se tornarão “diaristas” passando a receber salários por aula dada (aprofundando a precarização das relações de trabalho).
Além disso, está aplicando a MUNICIPALIZAÇÃO do ensino fundamental que passa a responsabilidade da área de ensino que mais exige investimento para o ente da federação (município), que menos arrecada. Sem falar do assédio aos professores promovidos por seus Gerentes Regionais, entrando nas escolas com o discurso que a municipalização chegou para vocês.
O primeiro a romper com o Grupo de Estudos foi o próprio governo, tanto é que na última reunião somente Deschamps compareceu. Com exceção das mudanças no plano de carreira (enviado por e-mail), anunciou todas as mudanças pela imprensa e em reuniões pelo estado com os diretores de escolas, antes de discuti-las no Grupo de Estudos. Todas as propostas de mudanças já estão ocorrendo por fora do Grupo. Mudanças estas conhecidas por que alguns de nós que entramos nestas reuniões sem convite, e sem anuncio para ouvir, rebater e defender o SINTE-SC que em todo o tempo foi atacado pelo expositor. Tais atitudes demonstram que para o Governo, as reuniões com o SINTE/SC são apenas para enrolar a categoria, enquanto o ataca e desmonta a educação e os trabalhadores em educação de Santa Catarina.
Por isso, nós do Bloco Ação e Luta (CSP Conlutas e Independentes), representados na Coordenação Executiva Estadual do SINTE/SC por JOANINHA DE OLIVEIRA, JANETE J. DA SILVA, MARCELO SERAFIM, MARCELO SPECK, MARCUS SODRÉ e TÂNIA FOGAÇA, propusemos a toda Coordenação Estadual do SINTE-SC, para sairmos em conjunto e unidos do Grupo de Estudos, para de imediato construirmos a reação na base da categoria.
Tentamos, na reunião da diretoria do SINTE/SC, de todas as formas argumentar e nos fazer entender, mas as tentativas foram em vão. Com isto, decidimos ROMPER com o pseudo “Grupo de Estudos” no dia 22/11, pois entendemos que é necessária a mobilização da categoria para exigir e garantir que mais NENHUM DIREITO SEJA RETIRADO e que o Governo CUMPRA O ACORDO DA GREVE, e faça a RECOMPOSIÇÃO DA TABELA SALARIAL”!
Colombo e Deputados tirem as mãos dos nossos direitos!
Não ao Plano de Carreira do Governo!
Não a reposição punitiva
Devolvam nossa TABELA SALARIAL, JÁ!
PAGUE O PISO NA CARREIRA!

JANETE JANE DA SILVA
VICE COORDENADORA ESTADUAL-SINTE-SC"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.