O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
Fonte: Wikipédia
Em Laguna a semana foi marcada por várias atividades em comemoração a data e também ao aniversário de fundação do Clube União Operária construído em meados de 1903.
Dia 18/11 teve destaque por dois momentos importantes:
1º - Ocorreu às 16hrs – Fórum de debates “Movimento Negro – Dialogo com a sociedade“ - com Tânia Tomazia Rodrigues – Historiadora e Doutoranda em Arqueologia e gestão do Patrimônio pelo Instituto politécnico POMAR – Portugal”. local - IPHAN (participação dos alunos das 7ª e 8ª séries da EEB Comendador Rocha.
2º - Segunda Noite da Personalidade Negra, que ocorreu às 20 horas, onde foram homenageados membros do Movimento Negro de Laguna que se destacaram no decorrer de 2011.
Valorização é tudo. Isso se dá desde a infância na família. A boa educação de respeito a todos tem seu início na família. O preconceito só vai acabar de vez, quando cada um olhar para si e ter a consciência de sentir nos seres humanos o carinho, afeto, valor, amizade,... Aí, sim como disse o Martin Luther King: "...seremos livres, graças a Deus, livres..."
ResponderExcluir