sábado, 12 de maio de 2012

NOMEAÇÃO DE DIRETOR de ESCOLA EQUIVOCADA‏

Para quem pensa que a nova geração de Eleitores nao está atento, está enganado. Estivemos ontem (11/05) em uma manifestação contra a atual nomeação de um diretor para a EEB VISCONDE DE RIO BRANCO - Araçatuba no município de Imbituba, e o que assistimos realmente foi uma verdadeira AULA DE DEMOCRACIA E CIDADANIA.

Vamos nos abster de comentar, mas segue na íntegra texto (com todos pontos e vírgulas)  que veicula nas redes sociais ESCRITA POR ALUNOS DA EEB. VISCONDE DE RIO BRANCO - Araçatuba  - IMBITUBA/SC



LEIAM COM ATENÇÃO POR FAVOR:

... ESTUDANTES, PAIS, PROFESSORES E TODOS OS QUE COMPÕEM A ESCOLA  E.B VISCONDE DO RIO BRANCO, HOJE DIA 11/05 NO TURNO DA MANHÃ, HOUVE UMA REUNIÃO, E SEM DÚVIDAS UMA AULA DE DEMOCRACIA, SE VOCÊ ESTEVE PRESENTE, SABE-SE DO QUE SE TRATA, CASO CONTRÁRIO, AQUI ABAIXO SEGUE UMA PEQUENA PARTE DO ACONTECIDO NO PÁTIO ESCOLAR
(Não vamos citar nomes para não criar conflitos).

Galera, seguinte, tá rolando um problema sério na escola E.E.B Visconde do Rio Branco.

Uma pessoa foi colocada na direção, as escuras, por escolha do governo e não do povo, pois o mesmo é aliado a um partido (PSDB) e o Secretário da Educação Cristiano Lopes, também do PSDB, lhe condeceu o cargo, sendo assim, todavia o mesmo ainda não é Diretor, pois não há um documento que comprove que o cargo seria desta pessoa. Foi feito um abaixo assinado pela Secretária da Escola, perguntando quem queria outra pessoa a ser diretor da escola, mas analisando os fatos na sala de aula, se todos nós colocassemos outra pessoa (atual professor nosso, e excelente) ficariamos sem professor, e pior, sem professor formado, pois para a disciplina, não tem na região. Ou seja, nós alunos, ficamos sem saída, e tentamos resolver a situação.

Contando que não temos nada contra o '' atual diretor '' nós alunos, não gostamos da forma como ele foi posto no cargo, sendo sem ninguém da escola, comunidade, professores, entre outros ficarem sabendo.

O atual diretor, para garantir o cargo, foi à todas as salas da escola, venerando suas passagem anteriores na diretoria da escola ( foram boas ) e suas conquistas... como se ele mesmo tivesse conquistado tudo sozinho, mas isso não vem ao caso, o que mais chamou atenção é que ele foi até a sala do Pré-escolar e perguntou aos pequeninhos '' Vocês gostam de mim ? '' e claro que como são pequenas crianças, não tem noção do acontecimento, e a educação que recebem em casa é de não desrespeitar professores, diretor, entre outros, elas responderam '' Sim '' então o diretor disse '' Então assinem essa folinha aqui crianças, coloquem seus nomes '' e lá se foram os pequenos inocentes colocar seus nomes na tal folha.

ISSO É CRIME, É SUBORNO DE MENORES.

Avisando a vocês, quem realmente LUTA por EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE, não votem em candidatos dos seguintes partidos:
PSD - PMDB - PSDB - PP - DEM , este são nossos maiores inimigos, são contra a educação!

Então, vamos CONSCIENTIZAR, e pensar um pouco antes de escolher nossos políticos, pois vamos ter que '' aguentar '' as escolhas deles durante quatro anos, sejam boas ou ruins.

Nós, esta juventude de hoje, que podemos lutar por um Brasil, Por uma Santa Catarina melhor, mas não sentados esperando as coisas acontecerem, e sim , batalhando e lutando por nossos direitos, questionando os fatos. NÓS PODEMOS MUDAR O BRASIL SENDO DEMOCRÁTICOS, COMUNICATIVOS, E EDUCADOS.

Vamos Lutar para não perdermos nossos melhores professores da região, nossa escola é a única que tem um ensino medio com todos os professores qualificados.

Exemplos como os professores Edgard, Gislane, Dante, Lalu, Carlinhos , e todos os outros que todos os dias, vão até a escola, suam a camisa, e nos passam seus conhecimentos.

Como também as ilustres secretárias e pedagógicas Fátima, Rosilete e Ingrid.

VAMOS LUTAR, JUNTOS NÓS CONQUISTAREMOS O MELHOR!
Pois sem educação, desacato à autoridades, não vamos a Lugar Algum!

SE VOCÊ É A FAVOR DESSA CAMPANHA, E PELA LUTA DE PAZ NA ESCOLA E.E.B VISCONDE DO RIO BRANCO, PARTICIPE, E DIVULGUE!

JUNTOS, TODOS NÓS PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!

ACREDITEM.





Acredito que nossos candidatos devem ficar atentos, porque "ELES",  estão.


Rudmar M. Corrêa  -  Coordenação Regional Sinte Laguna


obs: em breve se possível fotos

12 comentários:

  1. Somente vou comentar uma parte, que a meu ver, se verdadeira, deveria se feito(a) uma denúncia no Ministerio Público. O fato de o diretor ter levado uma relação para os pequeninos assinarem. É um malfeito, que não deve continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, já está sendo providenciado as devidas ações dentro dos critérios e meios legais. Por se tratarem de crianças (e muito crianças) temos que tomar todo cuidado, mas lhe garanto que tudo que está sendo feito.

      Excluir
  2. Boa Noite, eu estudei na Visconde durante todo o ensino fundamental e médio, e posso dizer com conhecimento de causa que tudo o que está acontecendo lá é um grande absurdo, que com certeza não é motivado pela indicação política do diretor, até porque isso ocorre há anos, eu sempre vi isso acontecer (não que assine embaixo e ache correta a indicação política para o cargo) mas quando fiquei sabendo de todo o ocorrido no dia 11 e em toda a semana que antecedeu, desde o dia que o Diretor voltou à escola, procurei conhecer as duas versões dos fatos justamente para não fazer pré-julgamentos (como estou vendo aqui).
    O que eu pude ver é que esse é um movimento coordenado pelas "ilustres" secretárias e pedagógicas e alguns professores buscando retirar do cargo o Diretor porque ele chegou na escola dizendo que eles teriam que cumprir as leis da educação (cumprindo, inclusive, na escola as suas horas-atividade, o que não estava ocorrendo) e por coincidência, no mesmo momento em que suspendiam uma greve com pouca adesão e que teve que ser suspensa por essa razão, da qual os professores retornaram um tanto quanto contrariados...
    Esse manifesto que vejo acima, só demonstra o caráter político do movimento (citando inclusive os partidos nos quais não votar...) e, além disso, pelo que vi nas redes sociais, e na própria escola para onde me dirigi a procura de informações acerca dos fatos, é que os alunos estão sendo influenciados pelas ideias e "chantagem" feita pelos professores que afirmam que se o diretor continuar eles irão sair da escola, e dessa forma conseguem a adesão dos alunos que querem que eles permaneçam.
    Como já me alonguei demasiado, e não pretendia, paro por aqui, e peço que reflitam sobre o que está escrito nesse "manifesto" reproduzido acima e que não tem um mínimo argumento plausível, e o único que indica é totalmente equivocado, inclusive com relação ao fato de o diretor ter ido nas salas pedir q assinassem o abaixo-assinado, pois isso também foi feito pelas "ilustres" na porta do colégio no mesmo dia, o que a própria admitiu na "reunião" (que eu prefiro chamar circo) que armaram na sexta-feira, inclusive cometendo algo muito grave que foi retirar os alunos das salas de aula (onde deveriam estar sob a guarda do Estado) e levarem para a rua para "protestar (ou fazer baderna como prefiro chamar). Agora sim termino aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, em primeiro lugar, você que se diz e parece conhecer um "pouco" da lei do magistério, digo um pouco porque você citou a lei da hora atividade, e se você conhece bem a lei, que diz assim como você tem que cumprir na escola, também diz que você pode cumprir em um outro local após uma análise e constatação da real situação de que a escola não apresenta as condições favoráveis para a realização de correções de trabalhos, diários de classes bem como planejar suas atividades pedagógicas entre outras. Acredito que fazer abaixos assinados com jovens adolescentes não é a mesma coisa do que fazer abaixos assinados com crianças entre 6 e 7 anos de idade. Agora se o Sr. acha que fazer um ato e pedir para ser ouvidos, que é o que os jovens estão fazendo, é um ATO POLÍTICO, IMAGINA O QUE OS SRS POLÍTICOS ESTÃO FAZENDO QUANDO COLOCAM COMO DIRETOR UMA PESSOA QUE FOI DENUNCIADA À COJUR E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POR DESVIO DE FUNÇÃO (este é o nome que se dá para profissionais que estão exercendo suas atividades laborais fora de seu órgão lotacional, já que o mesmo diretor estava irregular dentro de GERED o que lhe proporcionou uma denúncia aos órgãos acima citado.

      Agora também acho que se o Sr. é uma cidadão coerente e acredita no que escreve, por que não se apresentou e se colocou como ANÔNIMO? Acredito também que não esteja acontecendo um pré-julgamento, acredito que a reivindicação seja apenas que os mesmos querem colocar em prática uma ação de CIDADANIA: VOTAR E ESCOLHER O SEU GESTOR.

      ATT

      Excluir
    2. Caro Rudmar, quero deixar claro (como já fiz no meu comentário acima) que não estou defendendo a indicação política do diretor e sim estou condenando a forma como está sendo feito o "protesto" para que ele saia.
      conheço muito bem a LDB e sei o que ela fala sobre o cumprimento das horas atividade, no entanto, afirmar que a escola não tem condições para que os professores cumpram essas horas é um absurdo quase tão maior do que as manifestações... pois a sala dos professores é enorme e ainda tem a biblioteca onde eles podem muito bem permanecer. No entanto, o tema central não é esse, é a maneira como estão usando as crianças e adolescentes para conseguir o que querem.
      Eu presenciei uma das assistentes pedagógicas falando que se o Diretor permanecesse iria trabalhar sozinho. Onde foi parar o profissionalismo???? Se realmente afirmam que ele não poderia estar lá, que se utilizem dos meios legais para fazer isso, a forma como estão fazendo é totalmente ridícula.
      E mais, porque não fizeram manifestações no ano passado quando houve a indicação de outras diretoras??? isso é só mais uma prova de que o problema é pessoal...
      Mais uma coisa, jovens adolescentes e crianças são protegidos pelo mesmo estatuto e devem ser respeitados da mesma forma. Eu penso que afirmar que criança do pré escolar assinaram qualquer tipo de documento é no mínimo esdrúxulo, porque teriam que ser muito precoces para já saberem escrever seus nomes, e ao que me parece na escola nem há turma de pré escolar esse ano... acho que essa informação deveria ser checada.
      E o que falar do fato de levar alunos pra fora do colégio em horário de aula para protestar??? e o que falar de tirar alunos de dentro da sala em horário de aula onde o professor está passando matéria nova, para a formação de um "grêmio provisório" com o único intuito de se "articular" em contrariedade ao diretor???? E não para por aí, o que podemos dizer da atitude de dizer aos alunos o que eles devem escrever na carta com a "sua" opinião acerca da indicação do diretor????
      É a coisa é muito maior do que se está mostrando, e infelizmente já desisti de tentar te abrir os olhos para a REALIDADE.
      JÁ PERDI TEMPO PRECIOSO DEMAIS AQUI... agora é só observar os fatos e juntar as provas de tudo que está acontecendo na escola, para depois tomar as providências necessárias...

      Excluir
  3. Esse é o preço da democracia? Algumas pessoas querem que a democracia fique apenas no papel. Quando alguém se manifesta contrário a alguma irregularidade recebe o título de "bardeneiro". Se indicação de diretor já acontece a anos, ninguém tem o direito de ser contrário a essa imposição e ainda tem que achar que é só assim que deve ser? Claro que não! Acorda sociedade!!

    ResponderExcluir
  4. " 1 indireta, 1000 atingidos...e o alvo nem leu!!!


    Que situação....kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo, realmente não existe pré escolar nesta unidade escolar, mas como disse que é um conhecedor da LDB (Lei de Diretrizes e BAses) deveria saber também que o Ensino Fundamental a partir de 2006 passou a ser de 9 anos e que a partir desta data as 1ª Séries teriam seu início a partir dos 6 anos e que erroneamente o estado de Santa Catarina começou a ingressar somente a partir de 2007, fazendo com que assim as crianças iniciassem seus primeiros anos com 6 anos de idade, portanto, não afirmei que eram crianças do pré escolar. E sabe-se também que é uma determinação da Secretaria Estadual de Educação a formação de Grêmios Estudantis nas Unidades Escolares Catarienses, pricipalmente aquelas com Ensino Médio. Agora com relação as ações destes adolescentes, adolescentes sim porque são crianças de 15, 16, 17 e até com 18 e 19 anos, são cidadãos e muitos deles já podem exercer seus direitos eleitorais, e por que então não ter também seus direitos reivindicatórios atendidos. Infelizmente a forma de nomeações do Governo é através do canetaço, mediante a isso, vejo que a única forma que esses alunos possuem de apresentar suas indignações e seus descontentamentos é somente através da luta. Tanto o MP quanto o Conselho Tutelar já foram acionados, e os mesmos tomaram a posição identica, que estes jovens possuem o direito de lutar e manifestar-se, passando a bola para a Secretaria Estadual e para a GERED. Quanto as assinaturas das pequenas crianças, tenho o documento (que não tem validade alguma), e estarei disposto a lhe mostrar, infelizmente não posso publicar um documento como este, mas terei o maior prazer em lhe mostrar, me procure.
    SR. Anônimo, não querendo ser deselegante, mas solicito que assine seus comentários, porque a partir desta data todos os emails serão analisados e publicados somente com suas dedidas identificações, e por gentileza coloque seu verdadeiro nome, porque não apresentar sua posição as claras? como disse nossa colega Ana, faz parte da democracia.
    E acredite, são relatos dos alunos estes postados, e tenho muitos outros mais inclusive com várias fotos que os próprios nos enviaram.

    Cordiais saudações

    ResponderExcluir
  6. O texto é digno de nota, mas comete erros acerca do secretário da educação e seu respectivo partido que mereciam retificações antes de ser publicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabíamos que os partidos estavam trocados, que o Christiano havia trocado o PSDB pelo PSD, mas o Gerente Regional de Educação é do PSDB, como foram crianças que escreveram o texto, decidimos não fazer nenhuma alteração, e preferimos esclarecer a partir dos comentários.

      Cordiais Saudações

      Excluir
  7. Olá Rudmar, eu sou aluna da Visconde , estudo la desde o ano passado, em comparação ao ano passado e a essas duas semanas a escola está com uma nuvem preta em cima, os professores estão desanimados, triste, mal falam, as aulas são aulas desanimadas, e os alunos estão se manifestando de forma pacifica, e indo sim atras do direito de ser ouvidos, eu como aluna da Visconde em tão pouco tempo vejo a grande diferença de uma direção boa onde todos conseguem conversar, e manter uma relação saudável e uma direção onde nem todos estão satisfeitos, e no meu ver isso é apenas um jogo politico, sendo que ele foi posto lá novamente para conseguir votos, sendo que a escola Visconde tem uma "mulher" que é cabo eleitoral e está paranoica, ela foi na minha sala, entrou sem pedir licença e não falou nada,e na segunda feira, quando teve uma reunião ela aplaudia o que o diretor falava, sem ao menos esperar ele terminar de falar, é um caso absurdo, eu acho que ela necessita de um afastamento, pois a mesma usa remédio s fortes. Muitas coisas deveriam mudar naquela escola e nos alunos estaremos sim fazendo novas manifestações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielly, sei do que está falando e entendo. Visito todas as escolas da Regional de Laguna, que compreende Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí, Imbituba e também como já citei as escolas de Laguna. E vou dizer uma coisa para você, de todas as escolas que visito, digo a todos que a melhor é o Visconde, pelo menos ERA. Uma escola de amigos, gente humilde e simpáticas, escola organizada, pode até ter seus problemas como todas as outras, mas para mim, continua ainda sendo a melhor, e acho que vocês alunos não devem desanimar, tem que reivindicar sim, buscar dentro dos apectos legais melhorar a situação que aí esta agora. Se necessário fazer eleições diretas para diretor, mas é importante ter a comunidade empenhada no mesmo objtivo, falando a mesma língua, porque você sabe que a comunidade pode tudo. Lembra quando quizeram acabar com os primeiros anos do Ensino Médio na escola? Que por fim, exitguiria TODO o Ensino Médio da escola, foi com a união da comunidade que se conseguiu barrar este projeto, e vocês conseguiram isso e...EM TODA A REGIÃO DE IMBITUBA. Como você disse, vocês são jovens e logo logo eleitores, e devem sim desde já procurar o que é melhor para vocês. PARABÉNS, FORÇA E A LUTA CONTINUA.

      Abraço.

      Excluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.