quarta-feira, 20 de maio de 2015

EU ACREDITO! UMA REFLEXÃO SOBRE A NOSSA LUTA

Eu acredito!

         Eu acredito numa escola onde uma simples e boa chuva não signifique perigo, onde o teto e o muro não caiam, a parede não rache, onde a fechadura abra e feche, onde o computador, a internet e os laboratórios funcionem,  a merenda seja gostosa e a biblioteca um  espaço agradável, encantador.

Acredito numa escola onde a quadra não esteja esburacada e o esporte possa ser estimulado, onde o ar condicionado funcione... ah...  o ar condicionado um monumento da falta de gestão ali exposto, dinheiro público se deteriorando...

Acredito, sobretudo no sonho do respeito à carreira do magistério, à formação docente que não deveria ser conquistada com tanto sofrimento, mas  reconhecida e protegida por toda a sociedade, especialmente por aqueles que eleitos democraticamente fizeram dela um palanque em tempos de eleição e  a transformaram numa via sacra em tempos negociação.

Acredito numa escola onde todos os pais sintam-se confiantes e seguros em matricular seus filhos compartilhando com os educadores a desafiadora e maravilhosa missão de transformar essas crianças e jovens em pessoas do bem.

         Eu acredito numa escola feita de gente feliz que não precise transformar a sala de professores num muro de lamentações e onde todos tenham condições dignas de trabalho.

         Eu acredito na força do olhar ... pois é para os olhos deste professor (a) que cada aluno e aluna dirige todos os dias os seus diversos olhares: o da surpresa, da dúvida, da curiosidade, às vezes da tristeza, de alegria que nos alimenta, de compreensão: a nossa meta.

         Eu acredito na palavra... falada... escrita...

         Pois é a voz do professor que cada aluno e aluna escuta, é a sua letra que vê no quadro, transcrevendo o texto preparado nas  horas extras de planejamento de aulas para organizar o saber que ele divide e multiplica.

Eu acredito na alegria ou na  tristeza que o olhar e essa voz  de um professor por mais profissional que seja pode carregar.

         Eu acredito no direito de querer ser um professor mais feliz para levar essa alegria a cada aluno(a) e transformar aquela aula na melhor de nossas vidas.

         Acredito nestes professores que ousam  não aceitar as goteiras, as paredes rachadas, os tetos e muros caídos, as fechaduras quebradas e tudo mais que não funcione em cada escola.

         Acredito e tenho orgulho deste professor que luta...
         Que não se rende.
         Que educa pelo exemplo.

         Que é ameaçado pelo desconto...  e agora pela substituição e mesmo assim  segue em frente..

         Eu acredito neste professor (a) feito de um material especial: uma alma repleta de fé, um olhar que transborda esperança e uma força que aqueles que oprimem não conseguem destruir.

         Só não acredito  que existam pessoas que se deixem usar, ou seduzir pelas poucas aulas que possam assumir, ou pelos poucos reais que possam ganhar  sem perceber que o peso que  irão carregar nada vai justificar.

         Não são os professores ameaçados de perder suas aulas conquistadas pelo mérito os grandes prejudicados, estes serão os nossos heróis, mas àqueles que perderão a alegria da voz, a força do olhar e o respeito de quem por ele também luta.

                Perde muito o governo por usar como arma a pressão e psicológica através de alguém mais fraco, não compreende o que é ser educador, e,  perde principalmente a sociedade catarinense.

                Quanto a mim... continuarei na luta  que transformará esta escola triste naquela em que acredito: uma escola de qualidade e feliz, sem a qual nunca seremos a tão apregoada “Pátria Educadora”.

Pedra A. de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.