segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PROFESSORES E SEUS COMPROMISSOS COM A EDUCAÇÃ0

Há muito tempo responsabilizados por atos e condições que independem a nossa vontade de fazer uma educação pública de qualidade, somos taxados pelos governantes de vadios e omissos e contam com a ajuda da imprensa vermelha, que vende este rotulo para a sociedade. Mas a verdade é que somos tão vitimas quantos as comunidades escolares, e assim somos forcados e reproduzir a incompetência e falta de compromisso do governo do estado e suas secretarias.
Repetidamente iniciamos o ano letivo com a falta de tudo nas escolas, e o principal e a falta de Professores para repor as vagas existentes nas unidades escolares.
Este ano não será diferente, e a incoerência já começa com o inicio das aulas no dia 14 de fevereiro para os alunos, e param para o carnaval. Os alunos do ensino médio das escolas públicas de Santa Catarina, na sua grande maioria ainda estarão trabalhando, pois muitos dos nossos jovens que vivem no litoral aproveitam a temporada de verão para fazer um caixinha com empregos temporários e assim poder ajudar suas famílias em seus sustentos.
Há também a incoerência de começar o ano letivo sem que todos os profissionais estejam contratados, isto já é marca registrada de nossos desgovernos, ausências estas por falta de concursos públicos e completo descaso com a educação catarinense, deixando para contratar os ACTs, (admitidos em caráter temporário) faltando somente alguns dias e após o inicio das aulas. Fazendo com que milhares de crianças permaneçam durante vários dias e (em alguns casos) meses sem professores.
Não bastasse a demora na contratação, ainda temos a falta de professores habilitados para diversas disciplinas, falta esta por não haver mais interesse dos jovens em investir na carreira do magistério. Profissão esta em extinção, proporcionada pela desvalorização global com uma categoria que é sistematicamente oprimida pelos governantes e patrões de escolas privadas.
Encerramos o ano letivo no dia 06/01/12 para cumprir os 200 dias letivos de 2011. Ou seja, com o desgaste incondicional do desgoverno de Raimundo Colombo, com a greve dos trabalhadores em educação, Marco Tebaldi e Eduardo Deschamps montaram um calendário de punição aos grevistas que estiveram ate o dia 18/07 na luta pelo cumprimento da lei do piso salarial nacional. Já que para a SED (secretaria de educação), o que importa são números e não qualidade.
Retornaremos amanha dia 07/02/12 para a semana pedagógica, com os mesmos problemas nas escolas deixados e não corrigidos pela secretaria de educação por muitos anos. Mas certamente embora com pouquíssimo tempo para descansar, este ano temos um indicativo para todos os professores que estiverem nas escolas no inicio do ano. Nenhum Professor devera subir aulas de disciplinas onde não existam profissionais contratados para as mesmas. Não somos tapa buracos.
Temos que mostrar à comunidade escolar e sociedade catarinense, que nossas escolas não são as maravilhas apresentadas pelos governos em suas propagandas milionárias, governos estes que cobram 200 dias letivos para os Professores, e não oferecem os profissionais habilitados para que sejam garantidas aulas a todas as crianças. Que a comunidade escolar e sociedade catarinense conheçam a hipocrisia dos discursos inflamados dos governantes, e que passem a cobrar com mais veemência seus direitos e obrigações daqueles que elegeram.
Não subir aulas por falta de Professores nas escolas não é omissão ao trabalho e sim mostrar o descaso com que tratam a Educação Pública em Santa Catarina. Mostrar a incompetência em selecionar e contratar aqueles que ainda se dispõem a este trabalho tão digno e tão pouco valorizado.

MARCELO SPECK DA ROSA
Secretario Adj. de Org. do Sul/SINTE-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.