domingo, 23 de outubro de 2011

Informes sobre os assuntos debatidos na ASSEMBLÉIA REGIONAL DE LAGUNA

Profissionais em Educação da Regional de Laguna, estiveram reunidos para em assembleia, discutir os encaminhamentos do conselho deliberativo do SINTE-SC. Na pauta alem dos informes, a municipalização da educação e a apresentação da proposta do novo Plano de Carreira do Magistério foram debatidos.
A assembléia coordenada pelo professor Rudmar Machado Corrêa, iniciou com os informes e em seguida a discussão sobre a municipalização, contou com muitos depoimentos de como estão sendo encaminhadas as pela Regional o referido tema, e quais os prejuízos que a educação terá com essa desobrigação do estado para com alunos, professores e municípios, que também ficarão no prejuízo.
O coordenador Rudmar relatou da infeliz negativa da câmara de vereadores do município de Imarui, que rejeitou requerimento de realização de uma audiência pública, afim de serem e informarem a população sobre os danos que a municipalização vai trazer para aquele município, audiência esta proposta por uma vereadora.
Municipalizar a educação consciente do que significa este processo, após esgotados os debates, até podemos conceber como Democracia, mesmo sabendo dos malefícios que esta trará ao município, mas sem sequer dar o direito da sociedade de se manifestar, significa “cabresto “.
Outros depoimentos foram colocados, um deles é de Garopaba, onde o prefeito diz que vai construir uma escola nova para o ensino médio estadual, na certeza que com a municipalização das duas escolas com fundamental, uma delas com ótima localização imobiliária, certamente atenderia os interesses imobiliários de algum apadrinhado municipal.
Este processo tem que ser barrado, com a informação e discussão da população, afim de que a educação mais uma vez não pague o preço do descaso com que os governantes tratam a população.
Foi apresentado também a proposta encaminhada pelo SINTE-SC, de um novo plano de carreira, para o magistério catarinense, sem que a entidade fosse autorizada a discutir um novo PCCS. Pois a assembléia do dia 18/07/11, encaminhou o grupo de estudos para discutir, recomposição da tabela vigente na lei 1.139, vale alimentação equiparado ao da UDESC, e revisão da lei 456 do ACT .
Após a apresentação e discussão da proposta do PCCS, foi colocada em votação para a categoria aprovasse ou não o envio de uma proposta de um novo plano de carreira ao governo estadual. E foi rejeitado por unanimidade, reiterando que o que tem que ser discutido pelo grupo de estudos é a recomposição da tabela salarial, revogando artigos da lei 539/11, que achatou a tabela do magistério.
Presentes a Assembleia Regional, os Conselheiros Regionais, José Carlos Silvério e Manoel Vieira (Passinho), e Tânia Fogaça e Marcelo Speck da Rosa representando a coordenação estadual do SINTE-SC.

MARCELO SPECK DA ROSA
Secretario adjunto de Org. do Sul




Um comentário:

  1. Tb sou contra a municipalização.
    Parece que o governo quer se livrar dessa responsabilidade, jogando o ônus para as prefeituras.
    Prefeito que assume esse ônus não tem boa intenção.

    Não a municipalização da Educação do Ensino Fundamental.

    Lembrem-se: Hoje "eles" querem municipalizar o Ensino fundamental, amanhã será o Ensino Médio.

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.