domingo, 29 de abril de 2012

Algumas reflexões para aqueles que ainda precisam entender por que o magistério catarinense entrou novamente em greve

Ouça a entrevista do ex-secretario da Educação em SC, Marco Tebaldi, ao jornalista Adelor Lessa no site do Sinte Regional Laguna ou no http://www.youtube.com/watch?v=drtw0fV5hgw e entenda:


Que os discursos mudam dependendo do cargo dos políticos.

Que estes esperam sua saída dos cargos para revelarem informações antes omitidas e compreenda a situação de revolta que sinto como professora (especialista) de carreira em greve ao ouvir isso!

Quando dávamos estas informações na greve anterior não nos ouviam, pois o governo lançava informações que confundiam a população e ainda continua fazendo isso, com uma tabela salarial que destrói nossa carreira.

Mas, quem desmentirá o ex-secretário Tebaldi quando diz que há condições de pagar o piso e relaciona uma série de irregularidades na aplicação dos recursos da educação ... "que os 25% dos recursos destinados a educação entram no caixa geral do estado e são usados para outros fins..."
Quem provará o contrário dentro deste governo?

Isto sem falarmos no fato do estado admitir que gasta 40 MILHÕES DE REAIS a mais com a merenda do que antes da terceirização.

São 120 milhões em três anos... e estes valores continuam aumentando até que se desfaça esta vergonha.

23-Fev-2012
DIÁRIO CATARINENSE
Merenda terceirizada em SC - Justiça anula edital de 2008

Tribunal Regional Federal considerou que o Estado violou princípios da probidade administrativa
O edital de concorrência de 2008 que terceirizou a merenda escolar em Santa Catarina foi anulado, ontem, pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. O contrato de R$ 120 milhões foi feito quando o senador Paulo Bauer era secretário de Estado da Educação. Ainda cabe recurso da anulação no Supremo Tribunal Federal.

Para o relator, o juiz federal João Pedro Gebran Neto, a Secretaria Estadual de Educação violou os "princípios da moralidade e da probidade administrativa". A decisão foi unânime. A ação popular foi proposta pelo deputado federal Pedro Uczai (PT). Ele questionava a utilização indevida de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar na terceirização da merenda escolar
.

Quem pagará a conta deste absurdo?

Serão responsabilizados o ex-governador e ex-secretário de educação, ambos hoje SENADORES DA REPÜBLICA?

Ou continuarão suas carrreiras políticas como se nada tivesse acontecido, enquanto a nós professores que todos dos dias lutamos para continuarmos desempenhando nossas funções com respeito e dignidade, sobra o descaso?

E como se tudo isso não bastasse, enquanto este governo diz que precisa economizar, gasta mais 800.000 mil reais no aluguel de um espaço para o Show de Paul Maccartney sem licitação. Certamente porque isto deveria ser uma prioridade, porém não sabe-se de quem? Ou para Quem? ( Doc em anexo)


Até quando o abismo criado pelo Governo de SC entre a LEI e a JUSTIÇA numa área tão prioritária quanto a educação será aprofundado?

Quanto tempo mais os deputados estaduais precisarão para na "Casa do POVO" fazer o papel de defesa da população e não do governo?

A GREVE foi suspensa em julho e agora retomada, por conta da quebra dos acordos firmados.

O momento é crucial. A história do magistério e principalmente da educação catarinense cobra de nós uma posição coerente com as nossas lutas históricas.

Lembrem-se: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."Martin Luther King

Uma escola e educação pública de qualidade não se faz sem a valorização dos educadores.

Não podemos nos calar!

O silêncio consente!

A neutralidade age a favor do governo e das injustiças cometidas.

Nossas feridas ainda não cicatrizaram, mas elas são as marca da luta, jamais da omissão!

Profª Pedra Aparecida Souza
Orientadora Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.