segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DESFILE “COMEMORATIVO” DE 7 DE SETEMBRO EM IMBITUBA


Muitos pensaram que o Sinte Regional Laguna não expressaria sua indignação com o desmando deste governo juntamente com seus deputados com o Magistério Público Catarinense,  e que a data de 7 de Setembro passaria em branco em nossa Regional, enganaram-se redondamente.
Com o desfile cancelado  no município de Laguna, ainda restavam outros municípios ainda desta Regional para expressar-mos nossas indignações.
Aconteceu hoje 11-07, o desfile comemorativo a Independência do Brasil, na cidade de Imbituba, um dos municípios pertencentes a Regional do SINTE Laguna.
O que começou para nós do magistério como uma incógnita, na dúvida se poderíamos entrar ou não na avenida, até porque a polícia veio nos perguntar em qual pelotão iríamos desfilar, e com resposta no ato: “ vamos no grupo dos Professores “. Com isto fomos os últimos, mas com certeza um dos mais impactantes, o silêncio e as faixas e banner’s, causaram apreensão aos espectadores, que inicialmente timidamente manifestaram satisfação, em ver que ainda tem quem pense e expresse a seus pensamentos contrários a situação em que se encontra a categoria do magistério.
Na passagem pelo palanque oficial, os professores e alunos do magistério de Imbituba, viravam de frente para as “autoridades” e depois para o público, que prestigiava em grande número e neste espaço da avenida os aplausos eram freqüentes e fortes.
Uma das faixas trazia os seguinte dizeres: PROFESSORES VOLTAM AS AULAS, MAS A LUTA CONTINUA.
Com a alma lavada, e muita alegria estampadas em suas faces por ter apresentado as autoridades e público a indignação com a forma que os políticos tratam a educação.
Sem poder identificar qual dos fotógrafos se pronunciou, um deles declarou “ até que enfim alguém não esta rasgando seda”, outros diziam "Alguém está colocando a cara a tapa".
Ao  final os manifestantes gritavam em coro: magistério, magistério, magistério. E fizeram uma foto do grupo.
O que me chamou a atenção, é que  diferente do prefeito Clésio Salvaro de Criciúma, o prefeito de Imbituba Beto Martins, não fugiu do palanque, mesmo quando o locutor oficial do desfile parou de ler as faixas dos professores.
A organização do manifesto ficou a cargo do Conselheiro Estadual José Carlos Silvério, do Coord. Regional Rudmar Machado Corrêa, e participação do Secretário Adjunto de Organização Sul, Marcelo Speck da Rosa e do sindicalista Assis Brasil Pinheiro, de Criciúma.

MARCELO SPECK DA ROSA 
Secretario Adj. de organização do sul                        


RUDMAR M. CORRÊA
Coord. Regional Laguna


FOTOS









*Fotos: Marcelo Speck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.