domingo, 2 de novembro de 2014

A INCERTEZA DAS MATRÍCULAS PARA O ANO DE 2015 NA ESCOLAS ESTADUAIS EM LAGUNA
















Com os chamados na mídia: “MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL INICIAM NESTA SEGUNDA, DIA 3”, vários pais buscaram informações em suas comunidades escolares, para saber como proceder para matricularem seus filhos nas escolas.
Não foi diferente no município de Laguna, todavia, os pais obtiveram a informação que nenhuma matrícula seria realizada nesta data e que somente seria preenchida uma lista de espera para que as escolas pudessem fazer um levantamento e saber quantas vagas poderiam ser disponibilizadas para efetivarem suas matrículas.
Acontece que no ano de 2015, serão formadas as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental e consequentemente poucas vagas sobrariam para as formações dos 1ºs Anos do Ensino Fundamental por falta de salas de aulas. Este fato está ocasionando uma grande angústia entre os pais que possuem filhos nesta faixa etária (06 anos), fazendo com que os mesmos tomassem a atitude de ficar em filas para “tentar” garantir uma vaga para seus filhos.
Na data de 01 de novembro, sábado, recebemos uma ligação de que pais já estavam na fila para garantir uma vaga, para o ano de 2015 na EEB. Comendador Rocha, em Laguna.

Na tarde deste domingo, fomos verificar in loco a situação e pais informaram que já estavam na fila desde as 00h00min de sexta-feira. No local havia um total de 22 pais, no sábado pela manhã e, no final da tarde, pais ainda continuavam chegando, totalizando 25. Convém salientar que, por dificuldades de deixarem seus filhos (menores), crianças também tiveram que passar a noite na escola, dormindo em colchões improvisados para melhor se acomodarem. Ao dialogarmos com os pais relataram-nos ainda que, pela gentileza do diretor da escola, não ficaram na rua como na madrugada passada, pois o mesmo abriu a escola, refeitório, disponibilizou a cozinha para que os mesmos pudessem fazer seu café e também seus lanches.
Ao sairmos da escola neste domingo, nos foi relatado que 35 pais estavam a espera para realização da matrícula na segunda-feira. Apesar da insegurança, pois segundo informações apenas “UMA TURMA” de 1º Ano do Ensino Fundamental nesta escola poderia ser formada, isso tudo por falta de salas de aulas.  Para os pais o pior de toda essa humilhação é que a  formação dessa turma é incerta, mesmo assim, continuariam dormindo na escola para “TENTAR” garantir uma vaga, lembrando que são cidadão e pagadores de impostos, que querem seus direitos constitucionais garantidos com ENSINO E ESCOLA PÚBLICA GRATUITA E  DE QUALIDADE.
Temos fotos e vídeos com esses pais que se sentem abandonados em seus direitos, em virtude de terem feito contatos com a gerência de educação e diretores da 19 SDR/Laguna e até o momento não receberam nenhuma sinalização de que a problemática seria resolvida.
Nós, enquanto Coordenação do Sinte/SC - Sindicato de Professores em Laguna, em contato com a gerente de Educação fomos informados, via telefone, que se preciso fosse seria alugada salas provisórias até que o Estado disponibilizasse a construção de novas salas de aulas para esta escola.
O impasse é grande e os pais já disseram que NÃO ACEITARÃO PASSIVAMENTE está situação e que estão dispostos a continuar sua mobilização caso seus direitos não sejam respeitados.
Se necessário for, estaremos junto com pais e alunos, solicitando a intervenção do Ministério Público, para que seus direitos sejam reconhecidos.











Um comentário:

  1. A imagem é revoltante, e humilhante, contando ainda que se não fosse a gentileza do Diretor esses pais, cidadãos, brasileiros, dignos de seus direitos e deveres, estariam passando horas na rua com seus filhos, como se fossem farrapos a mendigar um pão...
    Cadê o direito a educação? Não há salas? Simples, que o governo mande construir, aliás, já era para estarem prontas, a julgar pela certeza da demanda.

    Edma

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.