sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Recesso Escolar de julho e suas contradições!

                                                                
Profissionais da Educação da Regional de Laguna, após o recebimento de várias mensagens e telefonemas referentes a pauta da Reunião de diretores que ocorreu no dia de hoje (03/07) em Laguna, efetuei alguns questionamentos a Sra. Gerente Regional de Educação.
Os questionamentos efetuados foram no sentido de esclarecer os encaminhamentos dessa gerência em relação ao recesso escolar, visto que recebemos informações de que foi acatado parecer pessoal de apenas um diretor, levando os demais a concordarem com sua posição pessoal, que era o oposto aos encaminhamentos que por hora seriam apresentados pela Gerência.
Segundo relatos, a Gerência fica obrigada a convocar TODOS os Profissionais a participarem do curso no recesso escolar, deslocando-se de seus municípios, consequentemente de suas unidades escolares, deixando de lado as reais necessidades das escolas. Necessidades essenciais para o bom andamento do ano letivo, tais como: discussões e planejamentos por área, avaliação do semestre,  assuntos pertinentes a áreas Educacionais para otimização do pouco tempo de recesso, onde cada escola terá a autonomia da escolha dos temas que julgar necessário para efetuar os estudos.
Lembramos que são apenas algumas sugestões, a discussões devem emergir da base.
Em nosso entendimento, cursos de capacitação, devem fazer parte do plano de gestão de cada Unidade Escolar, Gered/SED, e devem acontecer no início do ano letivo e diluídos durante todo o ano, de acordo com as necessidades de cada Escola. Não podendo ser ações pontuais,  fragmentadas e sem planejamentos, visto que a Educação é um processo contínuo e permanente, onde a qualidade supera a quantidade.
Esperamos respostas aos nossos encaminhamentos que será divulgado posteriormente por este meio de comunicação bem como uma solicitação esclarecedora da própria Secretaria de Educação.


Rudmar M. Corrêa  -  Coordenador Regional Sinte Laguna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.