terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ADIADA PARA A PRÓXIMA SEMANA VOTAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO, MAS SESSÃO EXTRAORDINÁRIA É MARCADA PARA QUINTA


ATENÇÃO TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO:

Pode ser necessária através de uma chamada de emergência, a presença dos trabalhadores em Educação na Capital Catarinense na próxima quinta feira dia 10/12.

Em uma reunião marcada por fortes protestos por parte de docentes e representantes de entidades de classe, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou para a próxima semana a votação dos projetos de lei (PLs) 517 e 518, de 2015, que tratam, respectivamente, da instituição de um novo plano de carreira para o magistério público estadual e de novas regras para admissão de professores por prazo determinado (ACTs).
A extensão do prazo de análise das matérias, de procedência do governo, atendeu a um pedido do próprio relator dos PLs, o deputado Valdir Cobalchini (PMDB).  Antes disso, porém, o parlamentar apresentou parecer pela aprovação das duas propostas, que tramitam em regime de urgência.
Apesar do possível adiamento da votação recebemos a informação de que foi convocada Sessão Extraordinária na ALESC na próxima quinta, dia 10, o que pode caracterizar a antecipação das votações com clara intenção dos parlamentares de “tratorar” os servidores sem a mobilização que foi programada para hoje . As lideranças do Fórum devem se reunir amanhã para definir os próximos passos do movimento.
Mobilização Unificada
Os servidores públicos da educação, saúde, segurança e outros setores unificaram a luta para barrar as tentativas do Governo Colombo de atacar os direitos desses trabalhadores/as. O Fórum Estadual dos Servidores Públicos de SC formado por SINTE, SINTESPE, APRASC, SINDSAÚDE e SIMPE trabalham em conjunto na organização das mobilizações.
Truculência policial
Na tentativa de poder assistir a reunião da Comissão de Constituição e Justiça dentro do plenário, os servidores foram fortemente atacados pelo grande contingente militar convocado para “proteger” a casa do povo do próprio povo. Professores/as e demais trabalhadores foram atingidos por spray de pimenta e pancadas. Um servidor foi jogados no chão, violentamente dominado e levado algemado pelos policiais.
Trabalhadores/as apanhando enquanto os deputados eram protegidos.
Assembleia Unificada
Na parte da tarde a assembleia unificada dos servidores ocorreu no hall da Assembleia Legislativa, quando foi aprovado pelos/as trabalhadores a manutenção das mobilizações na ALESC, com vigília durante o resto da semana e para a próxima, especialmente na terça, dia 15, data da provável votação dos projetos do magistério e previdência mais um dia de grande paralisação e protestos na casa legislativa.
Após a assembleia os servidores/as saíram em passeata pelas ruas do centro da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.