quarta-feira, 11 de março de 2015

Nota de Repúdio: SED ameaça com severas punições os trabalhadores/as que aderirem as aulas de 30 minutos

Release 010/15 – 11/03

Nota de Repúdio: SED ameaça com severas punições os trabalhadores/as que aderirem as aulas de 30 minutos

Imediatamente, após as decisões da Assembleia Estadual do Magistério, a Secretaria de Educação do Estado, através da Diretoria de Gestão de Pessoas, encaminhou na manhã de hoje, 11/03, uma “Nota Técnica” para as GEREDs e escolas ameaçando claramente as lideranças sindicais e trabalhadores/as que aderirem as aulas de 30 minutos com processos administrativos.

Para o SINTE/SC a justificativa dada pela SED de que os professores estariam descumprindo a Lei que garante às 800 horas de aulas é um tanto curiosa, isso porque o próprio Governo todos os dias descumpre a mesma. Podemos exemplificar como:

- Várias escolas interditadas, por precariedade, problemas estruturais, onde as aulas são suspensas e muitas vezes os professores são obrigados a repor as aulas, mesmo sendo o Estado o responsável por garantir um lugar seguro para trabalhadores/as e alunos;

- Escolas com turnos intermediários, quando os alunos perdem basicamente 1 hora por dia, pois a duração das aulas é de trinta a trinta e cinco minutos;

- Falta de professores/as. O próprio Secretário em reunião com o SINTE afirmou que mesmo com o ano letivo iniciado em fevereiro, até agora o quadro não está completo, prejudicando milhares de alunos por todo o Estado, estes que ficam no pátio da escola e pelo que sabemos pátio não é sala de aula, sendo assim, as horas não estão sendo cumpridas.

Então nesses casos, quem sofre o processo administrativo? Onde está o direito dos alunos as suas 800 horas? Porque o Estado não é responsabilizado por isso? O Ministério Público não deveria intervir também nessas situações.

O que observamos, é que o governo adotou o autoritarismo para coagir e intimidar os/as trabalhadores/as com ameaças de punições e crescente assédio moral por parte dos gestores nas escolas , SDRs e GEREDs instaurando processos administrativos que levaram a demissão de  cinco trabalhadoras de Xanxere e um de Florianópolis, além de vários casos de processos administrativos contra profissionais da educação todos eles militantes atuantes do movimento sindical, deixando claro que a motivação foi política e  o sindicato, através de nosso Departamento Jurídico luta para reverter.

O SINTE/SC reafirma que em nenhum momento deseja prejudicar os alunos, entretanto, a morosidade desse Governo em negociar com a categoria, num jogo de empurra e enrolação desde 2011 nos levou a tomar medidas mais drásticas, pois a categoria não pode mais esperar.

O SINTE/SC repudia todo método punitivo e coercivo que o Governo vem aplicando a fim de coibir e livre organização sindical e o movimento de greve garantido pela Constituição Federal.

Queremos dizer ainda a SED que não são as aulas de 30 minutos que causarão prejuízos ao processo de ensino e aprendizado como mencionado na Nota, isso porque, nossos trabalhadores são responsáveis e vão garantir a qualidade do conteúdo repassado aos estudantes.

O que prejudica sim o ensino e a aprendizagem são escolas desmoronando, falta de professores, trabalhadores cansados, desmotivados, desvalorizados em sala de aula.

Estamos vivendo uma inversão de valores, onde o pedido de uma categoria toda por melhores condições de trabalho, salário e carreira se transformam em maneiras Ditatoriais de punição, onde o medo deve prevalecer diante da luta, onde o trabalhador/a é o carrasco e o Governo o justiceiro.


SINTE/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.