quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vistorias de Bombeiros apontam inúmeras irregularidades nas Escolas do Estado‏


Vistorias dos Bombeiros: Laudos apontam que grande parte das escolas está com problemas
O SINTE/SC vem recebendo quase todos os dias, laudos do Corpo de Bombeiros, enviados pelas Regionais que fizeram a solicitação de inspeção nas escolas, bem como, os alvarás sanitários, documentos estes que muitas escolas nem mesmo possuem.
Infelizmente a notícia não é nada animadora. De acordo com os relatórios, praticamente todas as escolas e seus ginásios de esportes, apresentam algum tipo de problema nos sistemas de segurança contra incêndio em suas edificações. Pois não contemplam o Projeto Preventivo aprovado junto ao Corpo de Bombeiros, ou não possuem projeto aprovado, estando totalmente irregular.
O que está faltando:
- Instalação de iluminação de emergência e de placas de sinalização de abandono de local (saídas de emergência);
- Extintores ou a recarga dos mesmos;
- Em arquibancadas de Ginásios falta de guarda-corpo e corrimão;
- Tabelas de basquetebol com problemas em sua fixação, causando risco aos usuários;
- Sistemas de Gás inadequados e instalados em locais impróprios (não há canalização de cobre e válvula com fecho rápido);
- Escadas de acesso e no interior das escolas com corrimões danificados;
- Instalação de sistema hidráulico preventivo;
- Instalação de sistema de alarme de incêndio;
- Instalação de sistema de para-raios;
- Fixação de fitas antiderrapantes nos degraus das escadas existentes;
- Rachaduras;
- Infiltrações;
- Apodrecimento de telhado;
- Desníveis;
- Fiações elétricas expostas, inclusive dentro das salas de aula.
Diante dos fatos expostos, podemos analisar que a situação das escolas pelo estado chega ao ponto do abandono, trazendo risco iminente a professores e alunos.
Até agora, recebemos os laudos das Regionais de Canoinhas, São Joaquim, São Lourenço do Sul e Campos Novos. Uma notificação feita pelos Bombeiros para a EEB Anita Garibaldi, em Itapema, já que a mesma encontra-se pendente de regularização, no que se refere a segurança contra incêndio e pânico.  
Também recebemos um documento de advertência dado a EEB Profº Antônio Gonzaga, em Porto União, pois a escola está com sérios riscos estruturais. Neste caso, os Bombeiros intimam a escola a regularizar a situação sob pena da advertência se transformar em ato de infração, podendo a escola ser multada se não apresentar defesa e provas no prazo de 90 dias.
As Regionais de Criciúma, Tubarão, Itajaí, Palmitos, Xanxerê e Laguna apesar da solicitação, ainda não receberam os laudos dos Bombeiros.

O SINTE/SC solicita que as regionais que ainda não encaminharam o pedido aos Bombeiros que o façam, e no caso de já estarem com os laudos, que envie ao SINTE/SC pelos Correios e digitalizados para o email: sinte-sc@sinte-sc.org.br. De posse destes relatórios, o sindicato pretende elaborar um completo dossiê para entregar ao Ministério Público, para que o mesmo tome as atitudes necessárias.

SINTE-SC

Um comentário:

  1. Em Laguna o Sinte Regional já recebeu uma solicitação do Batalhão de Bombeiro Militar nos solicitando o cnpj da Secretaria de Educação para que fosse formalizado os Termos de Vistorias, já enviamos ao Comando e ficamos no aguardo, mas já sabemos que o município de Laguna tem até o dia 03/05 para entregar o relatório de todas as Escolas desta município, totalizando 12 Escolas.

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre essa postagem é muito importante.
Deixe registrado seu comentário.