Na tarde desta terça-feira, 24 de novembro, os diretores do
SINTE/SC Aldoir Kraemer, Marcelo Speck e Carlos Lopes Figueiredo, estiveram
reunidos em audiência com a Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da
Educação, DIEB/SED, conforme encaminhamento do último Conselho Deliberativo e
Assembleia Estadual, tratando de vários questionamentos da categoria sobre
problemas que estamos enfrentando com relação ao Reordenamento do Ensino Médio,
Enturmação/2016, fechamento de escolas e Diário de Classe Online.
REORDENAMENTO
1 – Segundo a SED foi instituída uma comissão interna para
analisar o diagnóstico do ensino médio no estado e propor medidas; essa
comissão elaborou um parecer técnico que serviria de base para dar
encaminhamentos: a - sempre que houver um número mínimo de 20 alunos mantém-se
as matrículas na mesma unidade escolar, com as devidas justificativas; b -
garantia de terminalidade para as turmas em andamento na mesma unidade escolar.
2 – Conforme constatado pelo SINTE/SC, as gerências de
Chapecó, Laguna e Florianópolis deram encaminhamentos de fechamento de ensino
médio em várias unidades escolares a revelia do parecer técnico da SED. Os
representantes do governo na audiência deram garantias de que essas escolas e
respectivas turmas terão as matrículas mantidas, de acordo com os critérios do
parecer da SED, ou justificativa da escola, como zoneamento, transporte
escolar, tempo de deslocamento, acesso em rodovias com alto tráfego e que
ofereçam riscos aos estudantes.
ENTURMAÇÃO
Segundo a posição dos representantes do governo, não há
nenhum encaminhamento, no edital de enturmação 2016, contrário ao que
estabelece o ajuste de conduta firmado pelo Ministério Público e a SED, que
estabelece o número de até 30 alunos por turma do ensino médio e 25 alunos para
séries iniciais, para salas padrão de 48m².
Ressaltamos que a escola pública não pode negar matrícula
enquanto dispor de espaço físico para abrigar turmas.
DIÁRIO
DE CLASSE ONLINE
A discussão que o SINTE/SC levou para a SED, é com relação a
estrutura disponível para que os professores possam operar o sistema, uma vez
que são raríssimos os casos em que a escola dispõe de internet, computadores e
sala equipada que permita aos professores executarem as tarefas inerentes ao
mesmo nas escolas.
Frente a nossos questionamentos, a SED garantiu que não
haverá punições aos professores que entregarem somente os diários de classe
preenchidos em documento físico (Diário tradicional).
Sobre a solução dos problemas colocados, justificaram o
atraso na instalação de internet mais potente pela operadora responsável pelo
sinal de internet das escolas, devido ao atraso na licitação do serviço, mas
que em 2016 haverá em todas as unidades sinal compatível com a necessidade.
Quando questionados de que o SINTE/SC trabalha no sentido
contrário a implantação do novo sistema, informamos que somente cobramos as
condições práticas para o sistema funcionar, e que o governo deveria primeiro equipar
as escolas para depois colocar o sistema em uso. Não sendo de responsabilidade
do professor disponibilizar os meios necessários (computador e internet
particular).
PROJETOS
EDUCACIONAIS
Questionados sobre qual é a proposta de educação em tempo integral,
a equipe de ensino da SED respondeu que a secretaria está constituindo uma
equipe que vai elaborar uma proposta estruturada a longo prazo sobre uma
política efetiva de ensino em tempo integral, conforme estabelece o Plano
Nacional de Educação.
Sobre os projetos ainda em funcionamento no estado, Ambial,
Ensino Médio Inovador, EPI, sendo do interesse da comunidade escolar, serão
mantidos e novos projetos não serão abertos, salvo em casos específicos, onde
tiver demanda justificada da comunidade e a escola apresentar estrutura física
compatível.
SINTE-SC
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